domingo, 27 de junho de 2010

Quem vai ganhar o JABULANIÃO da copa?


Estamos no meio de uma copa do mundo e nesta fase muitos bolões já estão rolando Mundo a fora. São Bolões pequenos realizados entre amigos e vizinhos, e bolões milionários de grandes bolsas de apostas. Mas independente de qual bolão você está participando, a probabilidade de ganhar é igual para todos os participantes do mesmo, ou seja, a probabilidade daquele vizinho que conhece a escalação de todos os times que estão jogando a Copa do Mundo da África do Sul levar o bolão organizado no condomínio é exatamente igual à da mãe de família que nem sabe quem é Grafite e chutou os resultados das partidas.

De acordo com o matemático Oswald de Souza, para saber qual é a probabilidade de você ganhar no bolão, basta saber apenas o número de participantes deste. Por exemplo, se são dez pessoas, então a chance de vitória é de uma em dez(1/10=10%). Se são 17, é de uma em 17(1/17), e assim por diante”. Muito mais simples, não é mesmo?

A diferença em relação às loterias é que do bolão necessariamente sairá um vencedor, o qual não precisa acertar um resultado específico: deve apenas dar mais sorte que os seus concorrentes.

Você pode estar pensando: para ganhar, tem que contar com a sorte em um jogo ou outro, mas na média, quem entende de futebol sempre tende a ficar entre os primeiros, já que são muitos jogos (64), o q dilui as zebras. E realmente isto é verdade, mas sabemos que não podemos confiar plenamente nos times que lá estão, pois as zebras estão soltas, como podemos perceber em alguns jogos como Sérvia 1 x 0 Alemanha; Itália 1 x 1 Nova Zelândia; Espanha 0 x 1 Suíça ou França 0 x 2 México.
Estas zebras ajudam e muito as pessoas que não entendem de futebol a terem sucesso em bolões, pois aqueles que entendem muito, sem dúvida apostaram em sucessos de França e Itália, afinal são os finalistas da última copa, logo teria chances consideráveis. TERIA... porque estes já assistem aos jogos no sofá de casa em seus paises.
E ai quem será o campeão? Brasil? Argentina? Zebra?!?
Minha aposta é no Paraguai! Será? Bom, tenho chances, afinal todos os times que ainda não foram eliminados tem a mesma probabilidade de ser campeão e jogo é jogo e só termina quando o juiz dá o apito final!