Objetos de Aprendizagem

Nesta página estará disponível  divervos objetos de aprendizagem de matemática, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo.

Teorema de Pitágoras
Este aplicativo online é EXCELENTE para auxiliar professores no ensino do Teorema de Pitágoras. Com uma história sobre as pirâmides do egito para introduzir o assunto este aplicativo é sem dúvida um grande recurso para ser utilizado nas aulas de matemática e um ótimo exemplo de objeto de aprendizado bem contextualizado.


Voando com a Matemática
Este aplicativo online produzido pela UNIJUI, possibilita calcular fuso horários de forma interativa. Nele você recebe informações e a partir delas você tem que pensar rápido e responder as perguntas que vão aparecendo.

Antes de começar, tente entender mais o que é fuso horário e realize alguns cálculos simples:
As zonas horárias ou fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo fuso refere-se a uma velha peça de relógio onde a corda enrolava-se.Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usavam-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio.

Exercícios Propostos:
1. Que horas marcará um relógio na cidade de Rio Branco, quando em Brasília e Londres forem, respectivamente, 11 e 13 horas?

a) 11 horas
b) 10 horas
c) 9 horas
d) 11 horas e 30 min
e) 10 horas e 30 min

2. Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio a 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o horário e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.