segunda-feira, 10 de maio de 2010

Avaliação em EAD

Introdução
Começo este trabalho refletindo sobre o que é avaliar nos dias atuais. Para Medel, nos dias de hoje, a avaliação da aprendizagem não é algo meramente técnico. Envolve auto-estima, respeito à vivência e cultura própria do indivíduo, filosofia de vida, sentimentos e posicionamento político. Segundo Luckesi (1996), a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática, à luz de critérios claros, estabelecidos prévia ou concomitantemente, para tomada de decisão. Desse modo, três elementos se fazem presentes no ato de avaliar: a realidade ou prática julgada, os padrões de referência, que dão origem aos critérios de julgamento, e o juízo de valor.
Para mim avaliar nos dias atuais é ser sensível e observador, valorizando o conteúdo que o aluno trás para as aulas e respeitando o ritmo de cada um e tendo em mente os objetivos que pretende-se alcançar com a atividade ou curso de modo a avaliar os alunos pelo seu rendimento e seu real desenvolvimento.
Atualmente, verifico que os principais problemas no momento da avaliação estão ligados a não atenção devida por parte de e a priorização por conteúdos muito específicos que não valorizam as vivências e o cotidiano dos alunos.
Normalmente, quando um professor do ensino presencial resolve avaliar o aluno, ele prioriza e valoriza muito mais uma atividade escrita que é realizada em alguns minutos centrada em localizar informações no texto ou reproduzir “coisas” prontas, ou ainda realizar uma ação mecânica com pouca oportunidade de reflexão e aplicação dos conhecimentos, com poucas questões abertas, poucas situações dissertativas, sem relacionar a realidade/atualidade. Isto faz com que a avaliação seja pontual, servindo somente para a verificação da nota final e não contínua como deve ser, pois os alunos se desenvolvem a cada dia e é extremamente importante verificar este desenvolvimento e ajudar os alunos com dificuldade e incentivar os alunos com mais facilidade.
No desenvolvimento estarei refletindo sobre alguns métodos utilizados no ensino presencial por mim e analisando como poderia utilizar as mesmas técnicas, juntamente com possíveis mudanças de adequação para ser aplicado tal método de se avaliar no ensino a distância.

Desenvolvimento
Atuando a dois anos no ensino presencial lecionando aulas de matemática e informática para ensino fundamental II e ensino médio, a cada dia venho aprendendo mais e melhorando minhas formas de avaliar nos dias atuais.
A prioridade no momento de criar uma atividade é saber o que eu pretendo com tal atividade para assim eu conseguir estabelecer os critérios da avaliação. Nas aulas presenciais costumo observar os alunos a cada dia e verificar o que o aluno conseguiu compreender da aula que foi proposta, assim sendo costumo começar todas as aulas relembrando o que foi ensinado na aula anterior e realizando perguntas para instigar os alunos e fazer com que eles argumentem o que sabem sobre o que pretendo ensinar. No final das aulas peço para que escrevam no caderno a complementação para a frase “Hoje aprendi...”, para assim eles dissertem sobre o que conseguiram compreender na aula lecionada. Nas aulas de informática costumo propor atividades diferentes e sempre deixo os assuntos livres, apenas pedindo que os alunos criem utilizando os recursos ensinados. Desta forma consigo a atenção e o interesse deles, pois quando eles pesquisam e escrevem sobre temas que gostam, as aulas se tornam mais atrativas e dinâmicas.
Na matemática costumo realizar aulas práticas saindo da sala de aula e utilizando os ambientes da escola para mostrar para os alunos que o que foi ensinado dentro de sala está presente no cotidiano deles em muitas situações. Além de utilizar o laboratório de informática para mostrar que a matemática pode ser compreendida bem mais fácil com a utilização de softwares especializados.
Nestas atividades acompanho os alunos e verifico o desenvolvimento deles a cada aula e para complementar realizo auto-avaliações e tarefas.
Além disto, em ambas as disciplinas meus alunos são incentivados a ter blogs e alimentá-lo pelo menos duas vezes por semana com textos e recursos que mostrem a compreensão deles no que foi desenvolvido.
Observando estas minhas atividades e formas de avaliar, percebo que a única que não seja possível realizar na educação a distancia é a de utilizar ambientes concretos para ensinar os alunos, devido a distância que todos estão. Mas realizando algumas adequações como, por exemplo, passar atividades que estimulem o aprendizado utilizando recursos presentes no dia a dia dos alunos.
Utilizando o método de deixar os alunos livres para escolher o tema dos trabalhos que serão realizados, podemos em EAD deixar que os alunos criem fóruns livres para se comunicarem, desenvolvam as atividades criativas e interessantes sobre o que foi estudado na semana, com a coordenação especificando apenas as informações básicas para direcionar o que se pretende e deixar claro qual o objetivo da tarefa.
Utilizar blog, realizar auto-avaliação e tarefas não são novidades para EAD e devem ser sempre incentivados, pois possibilitam um melhor compreendimento da realidade do aluno e um acompanhamento maior da evolução de cada um.
Outros métodos que poderão ser utilizados na EAD são os de instigar os aluno a expor o que sabem antes de começarmos a semana e para isto pode-se utilizar fóruns, chats, wiki entre outros recursos que possibilite avaliar o aluno antes da aula proposta e após esta aula realizar uma tarefa onde seja possível fazer com que os alunos desenvolvam o que foi planejado como objetivo da aula, além de pedir uma auto avaliação para saber se é compatível o que eles dizem com o que eles desenvolveram.
Ao meu modo de ver avaliar nas duas modalidades não tem diferenças e sim é preciso ter cuidados diferentes nas observações, pois cada uma tem suas especificidades.

Conclusão
Neste trabalho foi realizada uma dissertação sobre Avaliação, onde foi discutido a avaliação nos dias atuais e após foi realizado um desenvolvimento mostrando minha atuação como professor presencial no momento da avaliação, verificando se é possível realizar tais métodos em EAD e quais as adaptações que deverão ser feitas.



Referência Bibliográfica
MEDEL, C. R. M. A - A Avaliação da Aprendizagem nos dias de Hoje. Disponível em: Acessado em: 02/05/2010
DANTAS, D..; MAESTRO, V. - Procedimentos para uma boa avaliação. Disponível em:<> Acessado em: 02/05/2010
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo : Cortez, 1996.

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