segunda-feira, 10 de maio de 2010

Elaborando um curso em EAD

CURSO DE HTML

Área do conhecimento: Informática
Responsável: Douglas Martins Dantas
Carga Horária: 30 horas

Pré-Requisitos
• Ter noções básicas de Windows;
• Saber utilizar a internet;


Justificativa: Este curso é de extrema importância para alunos que queiram ser profissionais de programação web, pois conhecer a linguagem HTML é o primeiro passo para começar a se especializar nesta área, de modo que compreender o funcionamento e a estrutura desta facilitará muito o aprendizado de outras linguagens e já permitirá criar sites simples e estáticos, introduzindo o aluno no mercado de trabalho.

Ementa: Introdução e motivação para aprender HTML, definição,TAGS, corpo de site, textos, formatar texto, imagens, links internos e externos, listas ordenadas e não ordenadas, tabelas, formatar tabelas, frames, diferença entre sites feitos com frames e sites feitos com tabelas, formulários, tabela de cores, hospedagem e domínio.

Objetivo Geral: Estabelecer vínculo entre os estudantes e o que está por trás de cada site na internet.

Objetivos Específicos:
• Apresentar uma linguagem de fácil manipulação para criação de sites aos estudantes;
• Criar site pessoal;
• Introduzir os estudantes no mercado de trabalho criando, editando e atualizando sites;
• Aprender a disponibilizar um site na internet;

Programa
O curso será desenvolvido totalmente à distância e terá a duração de quatro semanas distribuídas da seguinte maneira:
Semana 1: Conhecer os alunos, introduzir e motivar o aluno para o curso;
Semana 2: Conhecimentos específicos de HTML (parte 1) – definições e requisitos para desenvolver sites, TAGS básicas, criar corpo de site, adicionar texto no site, formatar texto, adicionar imagens, criar links internos e externos ao site e criar listas ordenadas e não ordenadas.
Semana 3: Conhecimentos Específicos de HTML (parte 2) - tabelas, adicionar tabelas, formatar tabelas, criação de frames, diferenciar sites feitos com frames de sites feitos com tabelas, tabela de cores e criação de formulários,
Semana 4: Hospedagem e domínio.
Para que os alunos possam interagir entre si, com os professores e com a coordenação do curso, será utilizada a plataforma moodle, onde será utilizado os seguintes recursos:
• Fórum
• Chat
• Envio de tarefas
• Feedback
• Disponibilização de arquivos para download
• Links externos para vídeos
• Glossário
• Wiki

Formas de Comunicação
Os alunos poderão se comunicar de forma síncrona (fórum, glossário, arquivos, links), assíncrona (chat), realizar tarefas colaborativas (Wiki) e individuais (envio de tarefas).

Material Didático
Textos:
1. Por que aconselham aprender HTML?
disponível em: http://www.criarweb.com/faq/aconselham_aprender_html.html
2. HTML Básico
disponível em: http://galvao.weebly.com/uploads/6/3/2/5/632542/html.pdf
3. Manual de HTML para frames, formulários e tabelas
Disponível em: http://rapidshare.com/files/266941150/apostila-manual-html-frames-formularios-tabelas.rar
Vídeo:
Curso de HTML aula 1
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RKMCc-64SjA
Metodologia
Para atrair os alunos o objetivo final da construção do conhecimento deles durante as quatro semanas será a criação de um site pessoal para cada aluno. Para perceber a evolução dos alunos, a motivação e a criatividade de todos e verificar o aprendizado de cada um teremos os conteúdos serão trabalhados da seguinte maneira:
Semana 1:
Recursos a serem utilizados: Fórum, chat, disponibilização de arquivos para download.
Os alunos terão acesso a um fórum de abertura de curso, onde o objetivo é fazer com que eles se conheçam e comecem a ter certa afinidade para se ajudarem durante o curso. No fórum os alunos também serão questionados sobre o motivo que os levam a realizar o curso. Além disto, teremos um chat mediado por um tutor onde será discutido o que cada um espera do curso, o que eles já sabem e conhecem e como pretendem se dedicar ao curso.
Para motivá-los será disponibilizado o texto: Por que aconselham aprender HTML?
Esta semana será avaliada de acordo com a participação e interação dos estudantes uns com os outros.
Semana 2:
Recursos a serem utilizados: Fórum, chat, disponibilização de arquivos, envio de tarefas, feedback, wiki, glossário.
Nesta semana o fórum será para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo proposto para a semana e o chat servirá para que os alunos se comuniquem ajudem uns aos outros nas dúvidas dos conteúdos.
Será disponibilizado o arquivo: HTML Básico
Vídeo disponibilizado: Curso de HTML aula 1
Durante a semana os alunos deverão utilizar os conhecimentos que forem adquirindo e começar a criar dois sites, um individual e um em grupo. O site individual será um site pessoal do aluno onde ele escolherá um tema de grande interesse para estar criando um site sobre este tema. O segundo será em grupo, onde os alunos deverão criar o código no Wiki em conjunto. Neste eles deverão criar um site empresarial, onde irão realizar a propaganda do trabalho deles.
Os dois sites deverão ser enviados via plataforma para serem analisados e avaliados. Após a verificação o tutor deverá orientar os alunos através do feedback tanto no trabalho em grupo quanto no individual.
O glossário servirá para que os alunos listem as TAGS que forem aprendendo, para que assim em caso de dúvida de como realizar um determinado conteúdo, poderem consultar rapidamente.
Semana 3:
Recursos utilizados: Fórum, chat, disponibilização de arquivos, envio de tarefas e feedback.
O fórum e chat servirá para tirar dúvidas e interagir os alunos.
Os alunos deverão organizar os sites criados na tarefa da semana 2 escolhendo o melhor método, através de tabelas ou frames. Este novo arquivo deverá ser enviado para novamente ser avaliado e ter um feedback.
Arquivo disponibilizado: Manual de HTML para frames, formulários e tabelas
Semana 4:
Recursos: Fórum e feedback.
Nesta semana teremos dois fóruns. Um para que os alunos discutam sobre quais os melhores sites de hospedagem, quais as vantagens e desvantagens das hospedagens gratuitas e sugerirem sites de hospedagem.
O outro fórum será para disponibilizar o link do site pessoal e do site em grupo, que deverá ser hospedado em um site de hospedagem gratuita escolhido pelos alunos.
Os tutores deverão analisar os sites online e avaliarem.

Avaliação
Os alunos serão avaliados da seguinte maneira:
30% da nota final - interação nos fóruns e chats
10% da nota final - Site parcial em grupo da semana 1
10% da nota final - Site parcial individual da semana 1
15% da nota final - Site final em grupo da semana 2
15 % da nota final - Site final individual da semana 2
10% da nota final - Site final em grupo disponibilizado na internet
10 % da nota final - Site final individual disponibilizado na internet.
Os tutores deverão levar em consideração a criatividade, a utilização correta dos conteúdos trabalhados na semana corrente e o cumprimento dos objetivos de cada atividade ou fórum.
Estratégias para a Individualização
O curso propõe as seguintes estratégias para individualizar o aprendizado:
• Utilização de Feedbacks
Isto permite que o aluno tenha uma resposta direcionada ao seu trabalho e seu aprendizado apontando novos caminhos e parabenizando e motivando o aluno a desenvolver cada vez mais.
• Tarefas com temas estabelecidos pelos próprios alunos
Como os alunos que escolherão o tema de cada site, isto permitirá que ele crie individualmente o seu trabalho tendo como referência os assuntos que mais o atrai.
• Textos
Os textos permitirão que o aluno consiga aprender por conta própria, apenas recorrendo a outros meios, quando as dúvidas persistirem.

Bibliografia
ALVAREZ, Miguel Angel - Por que aconselham aprender HTML? Site: Criarweb.com
disponível em: http://www.criarweb.com/faq/aconselham_aprender_html.html
HTML Básico
disponível em: http://galvao.weebly.com/uploads/6/3/2/5/632542/html.pdf
Manual de HTML para frames, formulários e tabelas
Disponível em: http://rapidshare.com/files/266941150/apostila-manual-html-frames-formularios-tabelas.rar
ZYNGER, Elisabeth Aizman; AIZMAN, Leia ; CARVALHO, Rosita Edler; D´OREY, Vera - Como eles aprendem, como podemos ensinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário