segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta de intenções: A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais


“Manter uma relação amigável com o estudante proporciona a criação de uma rede onde a sensibilidade, a motivação e a interação são os grandes nós.”

  • Criar espaços informais, propondo uma diferenciação pedagógica;
  • Criar e estimular a criação de fóruns e chats, para desenvolver assuntos que possam contribuir para a criação de laços afetivos entre os estudantes;
  • Estimular a utilização de blogs para colocarem textos referentes ao assunto da semana e assuntos que sejam pertinentes a disciplina;
  • Elaborar encontros virtuais temáticos;
  • Traçar o perfil dos estudantes para poder identificar aqueles que são mais comunicativos e aqueles que não se comunicam muito;
  • Fazer parte do grupo, Não olhando para a mediação da turma como uma comum e rotineira tarefa de um tutor, mas como uma forma de me aproximar dos alunos, não só pelos fóruns de discussão, mas através de atividades como chats e wikis.
  • Conhecer os hábitos de estudo dos estudantes e utilizar essas informações para interferir beneficamente na organização de seus estudos.
  • Aconselhar maneiras de estudos para um determinado assunto.
  • Utilizar todas as possibilidades de feedback que o ambiente me oferecer para dar um retorno amigável aos alunos sobre suas atividades.
  • Estar sempre disponível para os alunos, não só para sanar dúvidas, como para me aproximar deles, diminuindo a distância, utilizando todas as ferramentas possíveis dentro da plataforma, respondendo os estudantes em até 24horas para não prejudicá-los e não os deixar com sensação de abandono.
  • Dar todo suporte necessário para que os alunos se tornem co-autores do curso, através de uma construção colaborativa de materiais.
  • Evitar feedbacks monossilábicos a respostas ou questionamentos dos alunos, seja nos fóruns ou em qualquer outra atividade/ferramenta de aprendizagem.
  • Promover a interatividade, fazendo com que os estudantes participem ativamente de todas as atividades que dependam de interatividade.
  • Ser paciente com meus alunos para que dessa forma eles se sintam a vontade com a possibilidade de erro e tenham mais coragem para tentar e inovar.
  • Manter contato somente chamando o estudante pelo nome, tornando a conversa direcionada e dando importância ao estudante.
  • Despedir de forma amigável quando houver comunicação com o estudante;
  • Advertir de forma amigável, sem criticar, iniciativas próprias, mesmo que em um primeiro momento pareçam equivocadas.
  • Incentivar os estudos em grupos;


    Referências Bibliográficas

    KOLTERMANN, P. I.; SILVA, E.L.T., Educação Tutorial no Ensino Presencial: A experiência do PET na UFMS, 2006. Disponível em: . Acesso: 10 de novembro de 2009.
    PARDO, M.E.. EAD: Integrar saberes e tecer redes – Educação a Distância: Os Ambientes Virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: Acesso: 07 de novembro de 2009.
    CARNEIRO, C.S., Ambientes de Aprendizagem na Educação a Distância: Estudo de caso no curso normal superior com mídias interativas em Ponto Grossa – PR. Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR, 2005. Disponível em: Acesso: 10 de novembro de 2009.
    LEAL, R.B. A importância do tutor no processo de aprendizagem à distância. Universidade de Fortaleza, 2001. Disponível em: acesso: 07 de novembro de 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário