“A autonomia vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras decisões, que vão sendo tomadas.” Paulo Freire
- Aceitar de bom grado novas idéias, criatividade e imaginação;
- Agir mais como um membro do grupo.
- Criar possibilidades para que o estudante possa construir e/ou produzir;
- Democratizar o fórum, os chats e qualquer atividade em grupo entre os estudantes, de forma a torná-los livres em seus pensamentos e críticas, controlando apenas para que o foco não se perca.
- Elogiar as atitudes espontâneas tomadas pelos estudantes, como a indicação de um texto, uma contribuição de imagem, vídeo, música.
- Elogiar os aprendizes por boas idéias ou contribuições proveitosas;
- Estar apto para aceitar novas idéias e diferença de opiniões;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Estimular a interação entre os estudantes, fazendo com que um realize uma reflexão critica do comentário ou da tarefa do outro;
- Estimular a tomada de decisões;
- Estimular o aprendizado colaborativo, construindo a autonomia em grupo;
- Estimular os aprendizes a pensar de forma independente;
- Estimular os estudantes a perguntarem, compartilhem as dúvidas;
- Informar o objetivo de cada aula e/ou atividade;
- Mostrar entusiasmo em ensinar;
- Não realizar críticas que possam desestimular e impedir a contínua evolução da autonomia do estudante;
- Orientar os estudos dos estudantes, facilitando no momento certo e intervindo através de indagações quando necessário;
- Promover experiências no decorrer de fóruns e tarefas;
- Respeitar os saberes dos educandos;
- Ser sensível ao que pode inspirar e motivar o interesse intelectual e individual do aprendiz;
- Tratar os aprendizes com respeito;
- Tratar os estudantes de forma amigável, extrovertida, deixando o espaço de aprendizado mais atrativo e dinâmico.
Referências Bibliográficas
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas (SP): Autores Associados, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
WISSMANN, Liane Dal Molin. Autonomia em EaD – uma construção coletiva. In POMMER, Arnildo; SILVA, Enio Waldir da, WIELEWICKI, Hamilton de Godoy, WISSMANN, Liane Dal Molin Wissmann, VERZA, Severino. Educação superior na modalidade a distância – construindo novas relações professor-aluno. Série Textos Didáticos. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário