segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta de intenções: A interatividade do sistema de tutoria e a construção da autonomia do aluno


“A autonomia vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras decisões, que vão sendo tomadas.” Paulo Freire
  • Aceitar de bom grado novas idéias, criatividade e imaginação;
  • Agir mais como um membro do grupo.
  • Criar possibilidades para que o estudante possa construir e/ou produzir;
  • Democratizar o fórum, os chats e qualquer atividade em grupo entre os estudantes, de forma a torná-los livres em seus pensamentos e críticas, controlando apenas para que o foco não se perca.
  • Elogiar as atitudes espontâneas tomadas pelos estudantes, como a indicação de um texto, uma contribuição de imagem, vídeo, música.
  • Elogiar os aprendizes por boas idéias ou contribuições proveitosas;
  • Estar apto para aceitar novas idéias e diferença de opiniões;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Estimular a interação entre os estudantes, fazendo com que um realize uma reflexão critica do comentário ou da tarefa do outro;
  • Estimular a tomada de decisões;
  • Estimular o aprendizado colaborativo, construindo a autonomia em grupo;
  • Estimular os aprendizes a pensar de forma independente;
  • Estimular os estudantes a perguntarem, compartilhem as dúvidas;
  • Informar o objetivo de cada aula e/ou atividade;
  • Mostrar entusiasmo em ensinar;
  • Não realizar críticas que possam desestimular e impedir a contínua evolução da autonomia do estudante;
  • Orientar os estudos dos estudantes, facilitando no momento certo e intervindo através de indagações quando necessário;
  • Promover experiências no decorrer de fóruns e tarefas;
  • Respeitar os saberes dos educandos;
  • Ser sensível ao que pode inspirar e motivar o interesse intelectual e individual do aprendiz;
  • Tratar os aprendizes com respeito;
  • Tratar os estudantes de forma amigável, extrovertida, deixando o espaço de aprendizado mais atrativo e dinâmico.


    Referências Bibliográficas

    BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas (SP): Autores Associados, 1999.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

    WISSMANN, Liane Dal Molin. Autonomia em EaD – uma construção coletiva. In POMMER, Arnildo; SILVA, Enio Waldir da, WIELEWICKI, Hamilton de Godoy, WISSMANN, Liane Dal Molin Wissmann, VERZA, Severino. Educação superior na modalidade a distância – construindo novas relações professor-aluno. Série Textos Didáticos. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

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