segunda-feira, 10 de maio de 2010

Características de usabilidade que a plataforma Moodle tem, que facilitam a interação do aluno/usuário.

Os ambientes virtuais de aprendizagem ou plataformas de EAD fornecem as ferramentas que viabilizam a comunicação entre todos os atores e trouxeram a expansão e acessibilidade do conhecimento. É necessário que as plataformas de EAD ofereçam o máximo de interatividade, usabilidade, integridade e desempenho para os seus usuários, sendo que a interatividade é um ponto crítico, pois não se trata somente de dar suporte às interações de ensino-aprendizagem entre alunos, professores, material didático e instituição de ensino. Trata-se também de possibilitar a formação de uma comunidade virtual que facilite a convivência social e a colaboração em grupo.
O Moodle é um ambiente de aprendizagem à distância, que permite a criação de cursos on-line, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. É um ambiente que apresenta uma abordagem social construtivista em seu desenvolvimento e sua proposta de uso.
É um software livre e gratuito com interface simples, eficiente, ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos e de administração e organização. Possui linguagem clara e nos casos de dúvida os guias são bastante esclarecedores e auxiliam a todos minimizando os problemas que possamos ter em relação à tecnologia.
Podemos destacar ainda as ferramentas de comunicação do ambiente Moodle que são o fórum de
discussões, as mensagens privadas e o Chat. Estes ambientes facilitam a aprendizagem, pois a transferência do conhecimento, ou da informação, deve ser tratada como uma comunicação interativa e rápida em uma via de mão-dupla, onde o conhecimento trafega nos dois sentidos, num processo de troca que proporciona a interação entre as entidades que se comunicam.
As ferramentas de avaliação disponíveis no Moodle são: avaliação de curso, pesquisa de opinião,
questionário, tarefas e trabalhos com revisão. Todas estas ferramentas servem para auxiliar os tutores de forma a fazer com que eles tenham uma visão mais ampla no momento da avaliação, que sem dúvida é um dos pontos mais críticos tanto da EAD quanto do ensino presencial.
Contudo, podemos perceber que as plataformas de EAD são de forma a facilitar a vida de todos os envolvidos para que o ensino se torne mais prazeroso e as dificuldades com a tecnologia sejam
esquecidas, fazendo com que o aprendizado seja o grande foco de todos.

Bibliografia
Silveira, J. R., FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA
BAHIA. Informações sobre o Moodle. Disponível em:
Acesso em: 28 de set. 2009.
Gonçalves, A.; Campos, F. . PÓS-GRADUAÇÃO EM EAD DO LABORATÓRIO DE NOVAS
TECNOLOGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. GUIA DO MOODLE.
Disponível em: Acesso em:
28 de set. 2009.
Fernanda C. A. Campos ... [et al.]. - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MÍDIAS
E AMBIENTES VIRTUAIS - Juiz de Fora: Editar, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário