Quando entramos numa sala de aula no primeiro dia letivo de uma escola nos deparamos com alunos que podemos conhecer, podemos achar que conhecemos e alunos que nunca vimos antes. Em EAD ocorre a mesma coisa, com a diferença que quando começamos a tutoriar uma disciplina encontramos alunos que nunca vimos, mas podemos ter tido algum contato, alunos que conhecemos de disciplinas anteriores, onde o contato permitiu conhecê-lo através das atividades do curso e com isso conhecemos o lado acadêmico deles e pessoas que jamais vimos ou tivemos qualquer contato virtual. Apesar de ter diferenças na forma como professor/tutor e alunos irão se interagir em cada modalidade uma coisa é certa, todos deverão se conhecer e é fundamental que os professores desde o primeiro dia comece a construir um perfil dos alunos que irá atuar durante um período, afinal um curso atrativo é aqueles que os alunos são privilegiados com atividades e aulas bem estruturadas e diversificadas para assim atender a todos os perfis.
Um bom caminho para começar a criar o perfil dos alunos e ir conhecendo cada um é a criação de um questionário que revele diversos aspectos dos estudantes como o perfil acadêmico, os interesses, a motivação e qual o estilo de aquisição de conhecimento individual.
Cada um destes aspectos ajudarão a compreender problemas e facilidades dentro da sala de aula, possibilitando criar recursos para elaborar estratégias que ajudem a resolver ou incentivar as atitudes dos alunos.
Pensando nisto, propõe-se o seguinte questionário:
QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL DO ALUNO
DADOS DO ALUNO
Nome:
Estado Civil: Data de Nascimento: ___/____/_______
Endereço do Aluno:
Bairro: Cidade: Estado:
DADOS ACADÊMICOS
Em que escola você fez a maior parte dos seus estudos até o atual momento?
( ) Escola Pública ( ) Escola Particular com Bolsa ( ) Escola Particular sem Bolsa
Qual o principal motivo para escolha do curso que está realizando?
O que você espera obter com este curso?
CONDIÇÃO DE MORADIA E DE RENDA DO ALUNO (A)
Você mora com quem?
Sua moradia é: ( ) Própria e quitada ( ) Própria em Pagamento ( ) Alugada ( ) Cedida
Em relação a trabalho remunerado, qual a sua situação?
FAMILIA
Informações sobre os Pais:
( ) Pais não Separados ( ) Pais Separados ( ) Pai Falecido ( ) Mãe falecida
( ) Pai Ausente ( ) Mãe Ausente
Qual o nível de instrução de seu pai?
Qual o nível de instrução de seu mãe?
Quantas pessoas, inclusive você, vivem da renda mensal do seu grupo familiar?
Quem paga seus estudos?
INTERESSES E PERSONALIDADE DO ALUNO
Quem é você?
Qual são seus sonhos?
Quais são suas maiores habilidades?
Quais suas maiores conquistas até hoje?
ESTILO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Qual o principal meio de comunicação que você utiliza para se manter informado sobre os acontecimentos atuais?
Quando estuda em grupo, você é: ( ) mais doador de informação ( ) mais receptor de informação ( ) doador e receptor na medida da necessidade ( ) não gosto de estudar em grupo
Prefiro realizar trabalhos: ( ) escritos ( ) seminários ( ) vídeos
O que é um aluno inteligente para você?
Na sala de aula você compreende melhor:
( ) O que o professor fala
( ) O que o professor escreve
( ) Os exercícios modelos
( )Não compreendo nada em sala de aula, consigo entender quando pesquiso depois.
Acredito que com este questionário será possível investigar bem cada aluno de forma a conhecê-lo melhor e compreendê-lo durante todo o curso, além de possibilitar um bom planejamento do curso com atividades diversificadas e adequadas ao grupo. Apesar de este questionário ser bastante interessante e capaz de ajudar no desenvolvimento do curso, a melhor forma de conhecer o aluno e verificar a credibilidade das informações contidas neste é o dia a dia independente da modalidade de ensino.
Um bom caminho para começar a criar o perfil dos alunos e ir conhecendo cada um é a criação de um questionário que revele diversos aspectos dos estudantes como o perfil acadêmico, os interesses, a motivação e qual o estilo de aquisição de conhecimento individual.
Cada um destes aspectos ajudarão a compreender problemas e facilidades dentro da sala de aula, possibilitando criar recursos para elaborar estratégias que ajudem a resolver ou incentivar as atitudes dos alunos.
Pensando nisto, propõe-se o seguinte questionário:
QUESTIONÁRIO PARA TRAÇAR O PERFIL DO ALUNO
DADOS DO ALUNO
Nome:
Estado Civil: Data de Nascimento: ___/____/_______
Endereço do Aluno:
Bairro: Cidade: Estado:
DADOS ACADÊMICOS
Em que escola você fez a maior parte dos seus estudos até o atual momento?
( ) Escola Pública ( ) Escola Particular com Bolsa ( ) Escola Particular sem Bolsa
Qual o principal motivo para escolha do curso que está realizando?
O que você espera obter com este curso?
CONDIÇÃO DE MORADIA E DE RENDA DO ALUNO (A)
Você mora com quem?
Sua moradia é: ( ) Própria e quitada ( ) Própria em Pagamento ( ) Alugada ( ) Cedida
Em relação a trabalho remunerado, qual a sua situação?
FAMILIA
Informações sobre os Pais:
( ) Pais não Separados ( ) Pais Separados ( ) Pai Falecido ( ) Mãe falecida
( ) Pai Ausente ( ) Mãe Ausente
Qual o nível de instrução de seu pai?
Qual o nível de instrução de seu mãe?
Quantas pessoas, inclusive você, vivem da renda mensal do seu grupo familiar?
Quem paga seus estudos?
INTERESSES E PERSONALIDADE DO ALUNO
Quem é você?
Qual são seus sonhos?
Quais são suas maiores habilidades?
Quais suas maiores conquistas até hoje?
ESTILO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Qual o principal meio de comunicação que você utiliza para se manter informado sobre os acontecimentos atuais?
Quando estuda em grupo, você é: ( ) mais doador de informação ( ) mais receptor de informação ( ) doador e receptor na medida da necessidade ( ) não gosto de estudar em grupo
Prefiro realizar trabalhos: ( ) escritos ( ) seminários ( ) vídeos
O que é um aluno inteligente para você?
Na sala de aula você compreende melhor:
( ) O que o professor fala
( ) O que o professor escreve
( ) Os exercícios modelos
( )Não compreendo nada em sala de aula, consigo entender quando pesquiso depois.
Acredito que com este questionário será possível investigar bem cada aluno de forma a conhecê-lo melhor e compreendê-lo durante todo o curso, além de possibilitar um bom planejamento do curso com atividades diversificadas e adequadas ao grupo. Apesar de este questionário ser bastante interessante e capaz de ajudar no desenvolvimento do curso, a melhor forma de conhecer o aluno e verificar a credibilidade das informações contidas neste é o dia a dia independente da modalidade de ensino.
Achei muito importante este questionario.Pois visa conhecimento do aluno em sala de aula...
ResponderExcluir