segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia a Dia do Tutor

INTRODUÇÃO
Ser tutor é estar pronto para atuar frente aos alunos diariamente e estar pronto para diversas situações que acontecem a cada dia. Resolver os problemas, responder as indagações, atrair e indagar os alunos faz parte do cotidiano do tutor e ele deve estar pronto para isto e para as eventuais situações que podem surgir. Estar pronto não significa saber tudo, mas sim disposto para resolver os problemas e responder as perguntas sem medir esforços.
ARETIO (2001) enfatiza quatro principais qualidades para os profissionais que orientam a distância: cordialidade, aceitação, honradez e empatia e com base nestas quatro qualidades será desenvolvido neste trabalho a resolução de três situações problemas que podem ocorrer na vida de um tutor durante um curso. Estas situações problema envolvem o tutor e a tecnologia, o plágio em atividades em EAD e o erro de informação por parte do tutor.
Estaremos analisando cada situação, propondo uma saída para cada uma, justificando com embasamento teórico a saída proposta e respondendo a indagações feitas nas situações propostas.

DESENVOLVIMENTO
A primeira situação avaliada será da tutora Ana Maria que se vê diante de uma situação bastante comum entre tutores que estão iniciando a carreira em educação à distância. Vejamos:

Havia um problema técnico no meio do caminho...
Quando Ana Maria foi convidada para participar como tutora de um curso a distância, ficou muito preocupada, pois não se sentia confortável com a utilização do computador e da Internet. Ao longo do curso, quando surgiam dúvidas dos alunos, Ana Maria preferia não responder, ao invés de assumir que não sabia e encaminhar ao suporte técnico. Isto criou uma situação de grande desânimo e a maioria dos alunos acabou desistindo do curso.

Ao se propor em desenvolver um trabalho de tutoria, o tutor deve se empenhar para aprender os recursos que serão disponibilizados para os alunos para que ele consiga auxiliar o aluno em eventuais dificuldades.
De acordo com ESQUINCALHA, a atuação do tutor a distância junto ao aluno é de atuar como um orientador de estudo, ajudando-o a encontrar caminhos para a solução dos problemas por meio da utilização de todos os recursos de aprendizagem oferecidos pelo LANTE, bem como outras fontes de consulta, aguçando a curiosidade, esclarecendo suas dúvidas e dando apoio e incentivo nos momentos de desanimo e dificuldade. Outra função muito importante é a promoção da interatividade entre os alunos por meio da formação de grupos de estudo, do debate e da troca de idéias. Nesse sentido é o responsável pela coordenação de fóruns e chats propostos pelos coordenadores ou por iniciativa própria, além de propiciar espaços para interação informal entre os estudantes.
Desta forma, o tutor deve estar ciente dos recursos para poder cumprir seus objetivos e atuar de forma satisfatória junto aos alunos evitando que os alunos desistem do curso por falta de motivação por parte do tutor.
No caso de Ana Maria, os alunos desistiram do curso, devido à falta de apoio da tutora, e isto os alunos percebem e sentem-se carentes e desestimulados a prosseguirem no curso. Isto não aconteceria se Ana Maria tivesse procurado ajuda junto ao suporte e tivesse procurado a documentação do ambiente de aprendizagem utilizado pelo curso, para que pudesse sanar suas dúvidas e interagir melhor com os alunos. Além disto, Ana Maria poderia comunicar a coordenação algumas de suas dificuldades e sugerir que fosse aberto um fórum onde os tutores a distancia pudessem se comunicar para eventuais dúvidas e trocas de experiências, possibilitando uma maior interação entre todos os que estão atuando junto ao curso e assim fazer com que todos se ajudem. Faltou a Ana Maria cordialidade com os alunos, pois sua omissão fez com que os alunos não se sentissem a vontade, bem-vindos, confortáveis e também a honradez não se fez presente no papel da tutora, que não foi verdadeira e autêntica e estas duas falhas comprometeram sua tutoria.

Outra situação que acontece muito nos dias atuais proporcionado pelo boom de informação existente e criada a cada dia e disponibilizada de forma rápida, principalmente através da internet, é o plágio. Este assunto é bastante delicado e solucionar casos de plágio exige uma boa relação entre os envolvidos para que não haja atritos.

“...estamos produzindo mais informação do que podemos processar ou consumir. Independentemente do que possamos fazer, esse acúmulo de informação trás conseqüências e está influenciando diretamente nossas vidas. É impossível ser ou se manter atualizado e temos que, inevitavelmente, lidar com essa frustração.” [REBELO]

Devido ao boom de informações, casos como o que veremos a seguir podem ser encontrados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância, na mesma intensidade, mas que por ser virtual os cursos a distância torna-se muito mais fácil e menos trabalhoso para o tutor a verificação e comprovação do ato por parte do aluno, mas no ensino presencial muitas vezes o modo da escrita faz com que os professores desconfiem. Vejamos uma situação que ocorreu com a tutora Maira que trabalha no curso a distância de Pedagogia, mas que poderia ter ocorrido em um curso presencial:

Plágio ... na era da EaD
Ao corrigir a tarefa de uma aluna do curso de Pedagogia, Maira estranha a linguagem utilizada por uma de suas alunas, já que conhece sua forma de escrita. Resolve utilizar a ferramenta Google para verificar a existência do texto na Internet e encontra o mesmo em um site educacional.

Tendo em vista esta situação, duas perguntas vêm à cabeça: como elaborar meios sistemáticos para evitar o plágio e garantir a reflexão necessária por parte dos discentes? Como reagir frente à comprovação do plágio?
Ao comprovar o plágio o tutor deve imediatamente comunicar a coordenação do curso para que juntos possam decidir a posição do curso frente ao aluno. Após a decisão da coordenação, que ao meu ver será de investigar junto ao aluno o que ocorreu, caso seja a primeira vez que o aluno pratica este ato. Dependendo da situação, chamar a atenção do aluno e dar uma oportunidade de refazer a atividade é a melhor resolução para este problema, pois mostra que o curso é levado a sério por parte dos responsáveis e estimulá-lo a refazer a tarefa será uma maneira de atrair mais o aluno para que ele interaja mais e participe mais. Tomar atitudes severas pode atrapalhar e desestimular o aluno no curso.
A fim de evitar situações como esta de Maira, a principal qualidade que o tutor deve demonstrar é a honradez, pois ser verdadeiro e autêntico é uma forma de fazer com que os alunos também sejam.

Para finalizar este trabalho, falaremos de algo que ocorre no da a dia de qualquer pessoa, afinal somos seres humanos: o erro! Errar faz parte da vida de todos e por mais que nos sentimos envergonhados pelo erro, acredito que errando criamos um aprendizado prático que não devemos repetir e assim aprendemos com o erro para acertarmos numa próxima etapa.
Vamos observar um erro que pode acontecer com qualquer professor ou tutor, pois são profissionais que trabalham com mentes brilhantes e buscam sempre respostas para suas indagações.
Iii ... passei uma informação errada ... E agora?
Renan é tutor de um curso de Teorias de Aprendizagem e gosta de estar sempre em dia, respondendo rapidamente o que seus alunos colocam no fórum. Num certo dia um de seus alunos colocou uma pergunta sobre Carl Rogers. Renan, como não tinha domínio daquele conteúdo, mas queria responder logo ao seu aluno, pesquisou no Google e deu a resposta com base no primeiro site que encontrou. Logo em seguida uma outra aluna comentou sua resposta, confrontando‐a, com uma citação retirada de um dos livros de Rogers. Renan pesquisou mais a fundo e viu que a informação que tinha encontrado não estava correta.

Utilizando mais uma vez as qualidades que ARETIO destacou como fundamentais para os profissionais da EAD, para resolver este caso, o tutor Renan deve fazer uso de todas as qualidades. Vejamos:
Cordialidade: fazer com que os alunos se sintam “bem-vindos”, respeitados e confortáveis. Sendo cordial, o tutor terá o respeito dos alunos e estes entenderam que o erro ocorreu de forma não proposital e sim por um descuido o qual estão todos sujeitos.
Aceitação: aceitar/compreender a realidade do aluno que, em seus contatos com o tutor/orientador, deve se sentir participante ativo do processo. Aceitar o que a aluna disse sem querer ser superior a ela e mostrar a todos que é importante a participação deles, que eles sejam ativos no curso. Isto ajudará o tutor a destacar a importância de cada um e além disto, incentivará a aluna que o ajudou com a informação certa.
Honradez: ser verdadeiro e autêntico; não deixar que o aluno crie expectativas falsas sobre o que se pode oferecer; manifestar honestidade, não assumindo uma postura de “professor dono da verdade”;
Empatia: colocar-se no lugar do outro; envolver-se com os sentimentos dos alunos, aproximando as relações. Desta forma, o tutor vai compreender o lado da aluna que está correta e quer mostrar aos outros a informação correta e assim aproximar ainda mais as relações, mostrando para todos que atitudes como a da aluna estreita ainda mais o contato e não é porque foi corrigido que o tutor vai se sentir humilhado e perseguir o aluno e sim estimular a participar ainda mais.

CONCLUSÃO
Discutimos então neste trabalho situações reais que podem acontecer com qualquer tutor de cursos a distancia e tivemos como base para propor solução para as situações quatro qualidades propostas por (ARETIO, 2001): Cordialidade, aceitação, honradez e empatia.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ESQUINCALHA, A. - Guia do Tutor dos cursos de Pós-Graduação. Março 2010.

REBELO, M.; O professor em um mundo saturado de informação – Prólogo.

STRUCHINER, M.; GIANNELLA, T.; RICCIARDI, R. M. V. - Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes. Tecnologia Educacional – ANO XXXI – NOS161/162 – Abr./03 – Set./03

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