segunda-feira, 10 de maio de 2010

Curso com foco no aluno

Quando começamos a desenvolver um curso, temos que ter em mente o que queremos, onde pretendemos chegar, de que maneira iremos executar, o que esperamos de retorno dos envolvidos, qual o público que pretendemos atingir e a partir daí estabelecer os focos.
Fazer um curso focado no aluno creio que não seja uma tarefa muito fácil, pois normalmente as turmas possuem indivíduos com vários estilos e preferências de aprendizagem. Alguns preferem as aulas tradicionais, outros preferem escrever e ler depois, outros preferem apenas ouvir, outros que gostam de sistematizar, além dos que aprendem visualizando e aqueles que conseguem compreender melhor através das informações verbais. Sendo assim, na hora de programar o curso vem dúvidas como: Fazer um curso mais teórico ou mais prático? Fazer um curso ativo e interativo ou introspectivo e individual? Utilizar recursos tecnológicos ou apenas papel e caneta? O fato é, seja qual estilo for não é possível realizar um curso que agrade a todos a todo instante.

Acredito que realizar um curso com foco no estudante é realizar um curso flexível de metodologias, onde possa ora agradar mais os teóricos, ora os práticos, mas sempre buscando extrair o conhecimento do estudante, fazendo com que o estudante construa novos conhecimentos através de suas experiências e das novas informações que serão adquiridas no curso. Antes de qualquer conhecimento novo a ser informado acredito que trazer o conhecimento do estudante, instigando através de perguntas é de extrema importância para que o curso tenha um foco no estudante, pois isto permitirá que o estudante fique mais a vontade em participar e aceitar o novo conhecimento sem colocar barreiras.
Sendo assim, um curso com foco no aluno deve:

  • Incentivar os estudantes no processo de aprendizagem, tornando-os mais responsáveis pela a aprendizagem a ser adquirida;
  • Diversificar as maneiras de aprendizagem, para atender aos estilos diferentes;
  • Desenvolver atividades de aprendizagem colaborativa;
  • Fazer com que os professores sejam grandes facilitadores da aprendizagem, de modo a mostrar o caminho de acordo com a necessidade de cada estudante, mas não percorra o caminho para ele, apenas aponte a direção.

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