segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carta de Intenções

Com os adventos da tecnologia a educação ganha novas formas para levar instrução e conhecimento a diversas pessoas espalhadas por vários lugares do Brasil e do mundo, assim sendo, podemos afirmar que a Educação a Distância é uma modalidade de educação que vem assumindo, cada vez mais, uma posição de destaque no cenário educacional da sociedade contemporânea. Para que esta modalidade seja eficiente e eficaz na conquista de seus objetivos, é necessário que os recursos humanos e tecnológicos acompanhem a evolução da mesma. Para tanto, necessita-se de uma boa estrutura para suprir dificuldades que possam vir a surgir e também dar suporte para uma aprendizagem de qualidade aos estudantes.
Neste sistema de educação, o estudante é o personagem central de todo o processo e a aprendizagem autônoma é um objetivo a ser atingido. Para que isto seja possível, a figura do tutor é imprescindível juntamente com toda a coordenação da disciplina, a plataforma e o material didático.
Os resultados do processo de aprendizagem na EAD devem-se muito a interação que há entre os recursos, as informações e os atores que compõem o ambiente de estudo, com isto é de extrema importância a presença do tutor neste momento de interação, promovendo a socialização do grupo, ajudando no processo de construção do conhecimento apoiado nos recursos didáticos, buscando sempre uma aprendizagem colaborativa.
Para conseguir esta aprendizagem colaborativa, o tutor deve conhecer bem os recursos que ele tem disponível na plataforma para utilizá-los de forma consciente, ajudando os estudantes a encontrar os caminhos para solucionar os problemas, aguçar a curiosidade de cada envolvido pelo assunto que está sendo desenvolvido, esclarecer dúvidas, apoiar e incentivar nos momentos em que houver desânimo e dificuldade. Para conseguir tudo isto, o tutor necessita conhecer bem o tema que será desenvolvido na disciplina para promover uma interatividade instigando os participantes de forma objetiva e atraente, criando grupos de estudos, debates, conversas informais utilizando recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem como fóruns, chats, diários, blogs etc.
Contudo, podemos perceber que o papel do tutor supera a visão puramente técnica, adquirindo competência para instrumentalizar a tecnologia, tornando-se um educador à distância, que coordena a seleção de conteúdos, discute as estratégias de aprendizagem, cria percursos acadêmicos, problematiza o conhecimento, sugere, instiga, acolhe. Enfim, o tutor é um professor virtual que tem a função de formar o estudante.

Tendo em vista tudo isto, eu Douglas Martins Dantas estudante do curso de Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância realizo este termo de compromisso estabelecendo atribuições, ações e práticas, que serão aplicadas em meus serviços de tutoria em cursos à distância, buscando formar estudantes reflexivos, autônomos, autores e capazes de gerar e construir conhecimentos.
I. A interatividade do sistema de tutoria e o ambiente de aprendizagem
No que desrespeita as minhas ações na interação com o ambiente de aprendizagem comprometo-me a:
  • Atuar ativamente nos espaços de interação, atuando como mediador, para desenhar e contornar os comentários, filtrar as informações contidas nas discussões, realizar sínteses, questionamentos capazes de estimular a reflexão, a participação e à ampliação das discussões propostas, ajudando a manter o foco.
  • Criar e coordenar espaços de interação, comunicação, desenvolvimento de tarefas e troca de idéias como fóruns, chats, wikis, capazes de promover a interatividade e a construção de conhecimento colaborativo.
  • Disponibilizar outras fontes de consulta, buscando despertar a curiosidade e o aprofundamento pelo assunto abordado na disciplina.
  • Orientar os estudos, ajudando os estudantes a encontrar os caminhos para a solução de problemas através da utilização de todos os recursos de aprendizagem disponíveis no ambiente de aprendizagem.
  • Promover e proporcionar encontros presenciais e/ou virtuais entre os estudantes, integrando-os e compartilhando o conhecimento.
  • Utilizar e-mails e mensagens disponíveis na plataforma, quando necessário, para estimular, apoiar, auxiliar, indagar e questionar os estudantes de forma individual.

II. A interatividade do sistema de tutoria e as relações interpessoais

Para manter uma relação amigável com o estudante proporcionando a criação de uma rede onde a sensibilidade, a motivação e a interação são os grandes nós,comprometo-me a:

  • Advertir de forma amigável, sem criticar, iniciativas próprias, mesmo que em um primeiro momento pareçam equivocadas.
  • Criar e estimular a criação de fóruns e chats, para desenvolver assuntos que possam contribuir para a criação de laços afetivos entre os estudantes;
  • Criar espaços informais, propondo uma diferenciação pedagógica;
  • Dar todo suporte necessário para que os alunos se tornem co-autores do curso, através de uma construção colaborativa de materiais.
  • Despedir de forma amigável quando houver comunicação com o estudante;
  • Estar sempre disponível para os alunos, não só para sanar dúvidas, como para me aproximar deles, diminuindo a distância, utilizando todas as ferramentas possíveis dentro da plataforma, respondendo os estudantes em até 24horas para não prejudicá-los e não os deixar com sensação de abandono.
  • Estimular a utilização de blogs para colocarem textos referentes ao assunto da semana e assuntos que sejam pertinentes a disciplina;
  • Fazer parte do grupo, Não olhando para a mediação da turma como uma comum e rotineira tarefa de um tutor, mas como uma forma de me aproximar dos alunos, não só pelos fóruns de discussão, mas através de atividades como chats e wikis.
  • Incentivar os estudos em grupos;
  • Manter contato somente chamando o estudante pelo nome, tornando a conversa direcionada e dando importância ao estudante.
  • Ser paciente com meus alunos para que dessa forma eles se sintam a vontade com a possibilidade de erro e tenham mais coragem para tentar e inovar.
  • Utilizar feedbacks não monossilábicos para auxiliar, elogiar, criticar inteligentemente e construtivamente, contradizer, confirmar e completar as informações trazidas pelos estudantes.

III. A interatividade do sistema de tutoria e a construção da autonomia do aluno

No que desrespeita a interatividade do sistema de tutoria e a construção da autonomia do aluno comprometo-me a:

  • Aceitar de bom grado novas idéias, criatividade e imaginação;
  • Criar possibilidades para que o estudante possa construir e/ou produzir;
  • Democratizar o fórum, os chats e qualquer atividade em grupo entre os estudantes, de forma a torná-los livres em seus pensamentos e críticas, controlando apenas para que o foco não se perca.
  • Elogiar as atitudes espontâneas tomadas pelos estudantes, como a indicação de um texto, uma contribuição de imagem, vídeo, música.
  • Estimular a interação entre os estudantes, fazendo com que um realize uma reflexão critica do comentário ou da tarefa do outro;
  • Estimular a tomada de decisões;
  • Estimular o aprendizado colaborativo, construindo a autonomia em grupo;
  • Estimular os estudantes a perguntarem, compartilhando as dúvidas;
  • Não realizar críticas que possam desestimular e impedir a contínua evolução da autonomia do estudante;
  • Orientar os estudos dos estudantes, facilitando no momento certo e intervindo através de indagações quando necessário;
  • Promover experiências no decorrer de fóruns e tarefas;
  • Ser sensível ao que pode inspirar e motivar o interesse intelectual e individual do aprendiz;
  • Tratar os estudantes com respeito e de forma amigável, extrovertida, deixando o espaço de aprendizado mais atrativo e dinâmico.

IV. Definição de um modelo de tutoria interativa e integrada ao Projeto Pedagógico em EAD

Uma tutoria interativa é de extrema importância para o aprendizado do estudante, pois cada atitude do tutor interfere diretamente na maneira como o estudante interage com o curso, sendo assim o tutor deve estar ciente do projeto pedagógico em EAD. A atitude de abrir um fórum final onde as pessoas possam trocar informações que utilizaram durante o curso para realizar as tarefas e desenvolverem argumentos para os fóruns e chats me faz colocar mais atitudes e ações em meu termo de compromisso:

  • Criar espaços para troca de informações livres, onde os estudantes possam trocar informações relevantes para aprimorar o conhecimento. Reportagens, vídeos, textos, fotos, pois serviram para proporcionar um aprendizado diferenciado, além de interagir os participantes.
  • Ser um tutor ativo e integrado ao Projeto Pedagógico;
  • Trabalhar de forma coerente, ordenado, sistemático ao Projeto Pedagógico;
  • Ajudar a diagnosticar e caracterizar o público alvo e interagir com os responsáveis da instituição visando melhoras;
  • Estar ciente de todo o conteúdo do curso visando sempre alcançar que os estudantes alcancem as competências pretendidas;
  • Interagir com o suporte para melhorar o ambiente visando facilidade da busca por informação;

E como última atitude, prontifico-me a revisar este termo de compromisso e atualizá-lo sempre que necessário para que minhas atitudes estejam sempre atualizadas, em concordância com as atitudes da instituição e integradas ao Projeto Pedagógico.

Referências Bibliográficas
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas (SP): Autores Associados, 1999.
CARNEIRO, C.S., Ambientes de Aprendizagem na Educação a Distância: Estudo de caso no curso normal superior com mídias interativas em Ponto Grossa – PR. Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR, 2005. Disponível em: Acesso: 10 de novembro de 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
KOLTERMANN, P. I.; SILVA, E.L.T., Educação Tutorial no Ensino Presencial: A experiência do PET na UFMS, 2006. Disponível em: . Acesso: 10 de novembro de 2009.
LEAL, R.B. A importância do tutor no processo de aprendizagem à distância. Universidade de Fortaleza, 2001. Disponível em: acesso: 07 de novembro de 2009.
PARDO, M.E.. EAD: Integrar saberes e tecer redes – Educação a Distância: Os Ambientes Virtuais e algumas possibilidades pedagógicas. Disponível em: Acesso: 07 de novembro de 2009.
WISSMANN, Liane Dal Molin. Autonomia em EaD – uma construção coletiva. In POMMER, Arnildo; SILVA, Enio Waldir da, WIELEWICKI, Hamilton de Godoy, WISSMANN, Liane Dal Molin Wissmann, VERZA, Severino. Educação superior na modalidade a distância – construindo novas relações professor-aluno. Série Textos Didáticos. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

Um comentário:

  1. Excelente este tópico. Muito bem construído e executado. Meus comprimentos!

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